Explicação técnica do método de tomada de decisão AHP
- Mozart Silva
- 15 de ago.
- 2 min de leitura

Escolher um imóvel envolve muitas características: localização, tamanho, projeto, acabamento, garagem, vista, posição solar, segurança, e por aí vai.
Agora, como tomar uma decisão racional quando cada imóvel tem pontos fortes e fracos diferentes na sua visão? Como comparar de forma justa algo que é, por natureza, tão pessoal?
É aí que entra o método AHP (Analytic Hierarchy Process) — uma ferramenta usada para tomar decisões complexas de forma mais lógica, estruturada e personalizada.
🧠 O que é o AHP?
AHP é uma técnica de apoio à decisão que ajuda a comparar atributos de imóveis com base em critérios definidos por você. Ela permite dar peso diferente para cada item, mostrando claramente o que tem mais prioridade. Por exemplo: você pode achar que a localização é duas vezes mais importante que o acabamento, e que o a funcionalidade do projeto tem peso igual ao nível de segurança da região. O AHP transforma suas preferências em porcentagens e usa isso na avaliação do imóvel.
🔍 Como funciona na prática?
1. Você define os critérios que são importantes pra sua escolha (ex: localização, acabamento, projeto, vista, posição solar...)
2. Compara esses critérios dois a dois, dizendo o que pesa mais pra você.
3. O sistema gera um “Mapa de Preferências” com os pesos de cada item.
4. Os atributos de cada imóvel que você visitar recebem uma nota de acordo com sua qualidade.
5. O AHP calcula uma nota final de aderência ao seu perfil, (uma média geométrica peso x nota) mostrando qual é a pontuação final de cada imóvel em avaliação.
🎯 Por que isso é tão útil?
- Elimina a indecisão causada pelo excesso de opções.
- Traz clareza sobre o que realmente importa pra você.
- Permite comparar imóveis muito diferentes entre si de forma justa.
- Ajuda a envolver toda a família na decisão (cada um opina nos pesos!)
- Torna a escolha menos emocional e mais estratégica.
📊 AHP + Qualidade Técnica = Decisão inteligente
Aqui no meu sistema de apoio à comercialização, eu combino a priorização do AHP com a avaliação técnica de qualidade dos imóveis (com o Indicador Qualimóvel), para definir a melhor opção.
Assim, você tem dois dados fundamentais:
- O quanto o imóvel se encaixa no seu perfil;
- O quanto ele entrega em qualidade técnica.
Com isso, podemos até calcular o custo-benefício de forma objetiva: preço dividido pela nota ponderada. É uma análise de engenharia aplicada à decisão de compra.
✅ Quer encontrar o imóvel certo pra você, sem perder tempo e sem arrependimentos?Fala comigo e eu te explico melhor como faço prá te mostrar apenas os imóveis que vão fazer sentido para você. Contato:📞 WhatsApp direto: https://wa.me/5541992881100
Comentários